Chapelaria com Atitude: tradição e ousadia

CHAPELARIA com atitude, por virna pasquinelli
Colaboração de Virna Pasquinelli direto de Londres, exclusivo para a Wedded.
Sou uma designer de chapelaria com intensa paixão e orgulho pelo meu trabalho.
Depois de crescer entre a majestosa Roma e a serena Toscana, cheguei a Londres para estudar e aperfeiçoar o meu ofício.
Formei-me em 2013 e, desde então, tive o prazer de trabalhar ao lado de grandes designers de chapelaria como Piers Atkinson e Philip Treacy [renomados no mundo inteiro, inclusive por adornarem parte da monarquia britânica]. Também criei peças para uma variedade de musicais como Aladdin e O Rei Leão, como parte da equipe de Rizvi Millinery Theatricks. Meu trabalho evoluiu naturalmente para o design de chapelaria e acessórios sob medida para grandes ocasiões e eventos, bem como para momentos mais intimistas.
Quer sejam peças únicas ou coleções temáticas para casamento, todos os chapéus, fascinators e acessórios são feitos de forma única e com muito amor, aliando conhecimento técnico e criatividade.
Com meus chapéus, quero trazer mais teatralidade e personalidade ao mundo; ajudar os usuários a encontrar e incorporar seus papéis como protagonistas em qualquer ocasião, e inspirar confiança através do que vestimos e do perfil que projetamos para nós mesmos.
encontro casual e disruptivo na carreira de virna pasquinelli
A chapelaria entrou na minha vida por acaso. Vim para o Reino Unido para estudar moda e figurino, mas depois de ver aquelas esculturas fascinantes que as pessoas usam em ocasiões especiais, fiquei completamente fascinada! Naquele momento, sabia que havia encontrado o meu propósito, minha válvula de escape criativa, técnica de meditação, hobby e paixão, tudo numa carreira maravilhosa.
Com meus chapéus, quero trazer mais teatralidade e personalidade ao mundo; ajudar os usuários a encontrar e incorporar seus papéis como protagonistas em qualquer ocasião, e inspirar confiança através do que vestimos e do perfil que projetamos para nós mesmos.
Para mim, os casamentos são uma das maiores festas a fantasia. É incrível!
design de chapelaria para casamentos
Tradicionalmente, os chapéus são muito simbólicos, com um poder quase totêmico em sua capacidade de representar classe, gênero, ocupação e uma miríade de outros significados.
Eu me concentro em fazer chapéus para ocasiões onde as pessoas saem do cotidiano para explorar o seu alter ego. Não importa o gênero, a classe, a orientação sexual ou o histórico de vida, faço chapéus para pessoas que querem se sentir fabulosas e expressar o seu verdadeiro eu, com a confiança que só um chapéu pode dar.
Meu trabalho é bastante teatral e brincalhão, e acho que os casamentos são uma das maiores “festas a fantasia”. É incrível!
Fui naturalmente atraída para o design de chapelaria para casamentos pela bela teatralidade e ritual da cerimônia. Chapéus são o ponto alto da moda, evocam fortes sentimentos, porém, muitas vezes são negligenciados nesse que é um dos eventos mais importantes da vida. Todos os olhares estão focados na noiva; então, às vezes, os outros personagens principais ficam de fora completamente.
Minha abordagem para o design de chapelaria para casamentos é muito mais abrangente e inclui o noivo, os pajens e as daminhas de honra, sempre em sintonia com o estilo da noiva.
chapelaria na moda e cultura inglesa
Na sociedade inglesa, nenhuma ocasião formal é completa sem um chapéu para finalizar o look, especialmente para as mulheres da família real.
O protocolo real determina que as mulheres usem chapéus em todas as ocasiões oficiais. Era um requisito que datava da década de 1950, quando as classes altas e as mulheres da monarquia raramente mostravam seus cabelos em público. É claro que as coisas mudaram hoje em dia, mas acho que a família real ainda exerce grande influência sobre a população, garantindo que essa tradição continue entre monarcas e plebeus.
A Inglaterra ainda é muito dividida em classes sociais, e os chapéus ajudam a definir o status social – quanto mais exuberante, maior sua riqueza e status na sociedade. Por outro lado, existem as subculturas e a moda de rua que não ligam para esses valores tradicionais, criando um cenário único e criativo que favorecem o design de chapelaria.
Não tenha medo de ousar! Todos nós temos uma joie de vivre, bravata, um alter ego divertido que muitas vezes mantemos escondido e “sob os nossos chapéus”. Um chapéu encoraja-nos a brilhar e ser o melhor de nós mesmos, e quem desejamos ser.
chapelaria em outras culturas
Todas as culturas vestem-se de modo que refletem como vivem, trabalham e valorizam a sua história; os chapéus, especialmente, são ícones da moda, cultura e nacionalidade de um povo.
Culturas em todo o mundo produzem uma incrível variedade de acessórios de cabeça, e cada país tem a sua própria tradição. Mas a Inglaterra, em específico, tem uma variedade deles, refletindo sua herança histórica e multicultural.
Eu realmente não sei se há outro lugar no mundo onde os chapéus são tão significativos e glamourizados, vistos como obras de arte. Eu sou italiana, onde o chapéu é considerado muito mais um objeto prático que te protege do sol ou do tempo frio. No Reino Unido eles são uma manifestação de moda, pois impressionam e fascinam as pessoas.
como usar chapéus com classe e atitude
Encontre um chapéu que se adapte à forma do seu rosto, sua altura e tom de pele. Você deve provar vários, até encontrar aquele que te faça andar alto e olhar para o seu reflexo a toda hora! Busque um chapéu que mostre os pontos fortes da sua personalidade, ou quem você imagina ser. Acima de tudo, você deve se sentir confortável usando-o, pois é a confiança que ele inspira que fará com que se sinta bem e, naturalmente, chame a atenção das pessoas.
E não tenha medo de ousar! Todos nós temos uma joie de vivre, bravata, um alter ego divertido que muitas vezes mantemos escondido e “sob os nossos chapéus”. Um chapéu encoraja-nos a brilhar e ser o melhor de nós mesmos, e quem desejamos ser. Como David Copperfield, de Charles Dickens, disse: “Se o chapéu encaixa-se em você, use-o”.
Por Virna Pasquinelli, de Londres, exclusivo para Wedded. Todas as fotos foram concedidas pela designer para esta matéria.
para curtir mais