Chapelaria com Atitude: tradição e ousadia

Jun 22, 2018 | Inspiração, Moda, Mundo

CHAPELARIA com atitude, por virna pasquinelli

Colaboração de Virna Pasquinelli direto de Londres, exclusivo para a Wedded.

Sou uma designer de chapelaria com intensa paixão e orgulho pelo meu trabalho.

Depois de crescer entre a majestosa Roma e a serena Toscana, cheguei a Londres para estudar e aperfeiçoar o meu ofício.

Formei-me em 2013 e, desde então, tive o prazer de trabalhar ao lado de grandes designers de chapelaria como Piers Atkinson e Philip Treacy [renomados no mundo inteiro, inclusive por adornarem parte da monarquia britânica]. Também criei peças para uma variedade de musicais como Aladdin e O Rei Leão, como parte da equipe de Rizvi Millinery Theatricks. Meu trabalho evoluiu naturalmente para o design de chapelaria e acessórios sob medida para grandes ocasiões e eventos, bem como para momentos mais intimistas.

Quer sejam peças únicas ou coleções temáticas para casamento, todos os chapéus, fascinators e acessórios são feitos de forma única e com muito amor, aliando conhecimento técnico e criatividade.

Com meus chapéus, quero trazer mais teatralidade e personalidade ao mundo; ajudar os usuários a encontrar e incorporar seus papéis como protagonistas em qualquer ocasião, e inspirar confiança através do que vestimos e do perfil que projetamos para nós mesmos.

Virna Pasquinelli

Designer de chapelaria

encontro casual e disruptivo na carreira de virna pasquinelli

A chapelaria entrou na minha vida por acaso. Vim para o Reino Unido para estudar moda e figurino, mas depois de ver aquelas esculturas fascinantes que as pessoas usam em ocasiões especiais, fiquei completamente fascinada! Naquele momento, sabia que havia encontrado o meu propósito, minha válvula de escape criativa, técnica de meditação, hobby e paixão, tudo numa carreira maravilhosa.

Com meus chapéus, quero trazer mais teatralidade e personalidade ao mundo; ajudar os usuários a encontrar e incorporar seus papéis como protagonistas em qualquer ocasião, e inspirar confiança através do que vestimos e do perfil que projetamos para nós mesmos.

Para mim, os casamentos são uma das maiores festas a fantasia. É incrível!

Virna Pasquinelli

Designer de chapelaria

design de chapelaria para casamentos

Tradicionalmente, os chapéus são muito simbólicos, com um poder quase totêmico em sua capacidade de representar classe, gênero, ocupação e uma miríade de outros significados.

Eu me concentro em fazer chapéus para ocasiões onde as pessoas saem do cotidiano para explorar o seu alter ego. Não importa o gênero, a classe, a orientação sexual ou o histórico de vida, faço chapéus para pessoas que querem se sentir fabulosas e expressar o seu verdadeiro eu, com a confiança que só um chapéu pode dar.

Meu trabalho é bastante teatral e brincalhão, e acho que os casamentos são uma das maiores “festas a fantasia”. É incrível!

Fui naturalmente atraída para o design de chapelaria para casamentos pela bela teatralidade e ritual da cerimônia. Chapéus são o ponto alto da moda, evocam fortes sentimentos, porém, muitas vezes são negligenciados nesse que é um dos eventos mais importantes da vida. Todos os olhares estão focados na noiva; então, às vezes, os outros personagens principais ficam de fora completamente.

Minha abordagem para o design de chapelaria para casamentos é muito mais abrangente e inclui o noivo, os pajens e as daminhas de honra, sempre em sintonia com o estilo da noiva.

chapelaria na moda e cultura inglesa

Na sociedade inglesa, nenhuma ocasião formal é completa sem um chapéu para finalizar o look, especialmente para as mulheres da família real.

O protocolo real determina que as mulheres usem chapéus em todas as ocasiões oficiais. Era um requisito que datava da década de 1950, quando as classes altas e as mulheres da monarquia raramente mostravam seus cabelos em público. É claro que as coisas mudaram hoje em dia, mas acho que a família real ainda exerce grande influência sobre a população, garantindo que essa tradição continue entre monarcas e plebeus.

A Inglaterra ainda é muito dividida em classes sociais, e os chapéus ajudam a definir o status social – quanto mais exuberante, maior sua riqueza e status na sociedade. Por outro lado, existem as subculturas e a moda de rua que não ligam para esses valores tradicionais, criando um cenário único e criativo que favorecem o design de chapelaria.

Não tenha medo de ousar! Todos nós temos uma joie de vivre, bravata, um alter ego divertido que muitas vezes mantemos escondido e “sob os nossos chapéus”. Um chapéu encoraja-nos a brilhar e ser o melhor de nós mesmos, e quem desejamos ser.

Virna Pasquinelli

Designer de chapelaria

chapelaria em outras culturas

Todas as culturas vestem-se de modo que refletem como vivem, trabalham e valorizam a sua história; os chapéus, especialmente, são ícones da moda, cultura e nacionalidade de um povo.

Culturas em todo o mundo produzem uma incrível variedade de acessórios de cabeça, e cada país tem a sua própria tradição. Mas a Inglaterra, em específico, tem uma variedade deles, refletindo sua herança histórica e multicultural.

Eu realmente não sei se há outro lugar no mundo onde os chapéus são tão significativos e glamourizados, vistos como obras de arte. Eu sou italiana, onde o chapéu é considerado muito mais um objeto prático que te protege do sol ou do tempo frio. No Reino Unido eles são uma manifestação de moda, pois impressionam e fascinam as pessoas.

como usar chapéus com classe e atitude

Encontre um chapéu que se adapte à forma do seu rosto, sua altura e tom de pele. Você deve provar vários, até encontrar aquele que te faça andar alto e olhar para o seu reflexo a toda hora! Busque um chapéu que mostre os pontos fortes da sua personalidade, ou quem você imagina ser. Acima de tudo, você deve se sentir confortável usando-o, pois é a confiança que ele inspira que fará com que se sinta bem e, naturalmente, chame a atenção das pessoas.

E não tenha medo de ousar! Todos nós temos uma joie de vivre, bravata, um alter ego divertido que muitas vezes mantemos escondido e “sob os nossos chapéus”. Um chapéu encoraja-nos a brilhar e ser o melhor de nós mesmos, e quem desejamos ser. Como David Copperfield, de Charles Dickens, disse: “Se o chapéu encaixa-se em você, use-o”.

Por Virna Pasquinelli, de Londres, exclusivo para Wedded. Todas as fotos foram concedidas pela designer para esta matéria.

para curtir mais

Revival anos 90 e casamentos grunge: agora é para valer

Para alegria geral dos trintões – e alguns quarentões, o mundo está passando por um revival dos anos 90, que chegou até aos casamentos grunge hoje em dia.

Casamentos na Ásia: Volta ao mundo em 35 casamentos – Parte 1/3

Para a nossa sorte, vivemos num mundo imenso e cheio de diversidade, onde cada país e povo tem, em sua própria tradição de casamento, uma riqueza que é de encher os olhos.

Vestido de casamento branco: uma rebeldia da Rainha Vitória

Num mês agitado para a realeza britânica, aproveitamos o gancho para te contar que, lá no passado, uma Rainha foi rebelde e fez um casamento original!

SIM, nós queremos kimono (como vestido de casamento)

O Japão é um país onde tradição e inovação caminham juntas. Há algumas confecções de kimono que estão revolucionando o mercado de casamento e enchendo os olhos de muitas noivas no Japão e mundo afora.

4 ideias para um vestido de casamento autêntico e original

Alguns casais ousam. Selecionamos algumas ideias para você se inspirar na hora de fazer um pedido de casamento original, ou sonhar. Nota: imagens fortes, só abra se souber gerenciar expectativas.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo na Austrália

Casais australianos aguardavam ansiosos para poder dizer “sim” desde que a lei foi aprovada, em dezembro 2017; veja as primeiras uniões de 9 janeiro 2018.

Casamentos na África: Volta ao mundo em 35 casamentos – Parte 2/3

Casamentos na África: volta ao Mundo em 35 Casamentos, porque a diversidade é incrível, e devemos valorizar essa vasta riqueza cultural.

Casamentos na Europa: Volta ao mundo em 35 casamentos – Parte 3/3

Casamentos na Europa: ao contrário do que muitos pensam, casamentos na Europa não são todos brancos, mas sim, cheios de cor e vida! Saiba mais.

15 tatuagens de casamento que refletem os votos dos noivos

As tatuagens de casamento vêm se tornando cada vez mais comuns entre os casais descolados, no melhor estilo “tattoo is the new cool”. Inspire-se para criar a sua.

Dolce & Gabbana e Smeg numa explosão de cores na cozinha

Dolce & Gabbana fez uma colaboração para lá de incrível com a Smeg, fabricante italiana de utensílios e eletrodomésticos de luxo, e criou itens incríveis para a cozinha.

12 tradições de casamento mundo afora para te inspirar

Encante-se com algumas tradições de casamento no mundo e, quem sabe, você encontre aqui uma inspiração para o seu próprio casamento, onde quer que ele aconteça.

30 belas fotos de casamentos da realeza em todo o mundo

No mês do casamento real da década entre Príncipe Harry e Meghan Markle, relembramos em belas fotos 30 casamentos da realeza no mundo.

Casal apaixonado dá volta ao mundo tirando fotos de casamento

Conheça o casal apaixonado que tem o sensacional hobby incomum de viajar pelo mundo, fingindo que acabaram de se casar.

Chapelaria com Atitude: tradição e ousadia

Conheça as criações de Virna Pasquinelli, designer de chapelaria com muita inspiração do teatro, multiculturalidade e moda das ruas de Londres.

First look inusitado: pegadinha da noiva para quebrar a tensão

O noivo de Heidi estava muito nervoso para o grande dia. E foi então que a noiva bolou uma divertida pegadinha para acalmar os nervos do futuro marido.

Corte de cabelo da noiva DURANTE a festa: você toparia?

A moda em alguns casamentos nos EUA no momento é casar e, depois da cerimônia, entrar com um corte de cabelo da noiva totalmente diferente.

Guia anti-modismo: tendências de casamento “over” de 2018

Conheça nesse guia anti-modismo as seis principais tendências de casamento over de 2018, para ter uma festa realmente original.

Castelo para um casamento dos sonhos por €100? Não sem um porém

Já sonhou com um castelo para casar na Itália? Agora você pode alugá-lo por uma pechincha – e todo o lugar será exclusivamente seu. Mas tem um detalhe…

Buquê de barba é a nova tendência de casamento que ninguém pediu

O buquê de barba é uma tendência entre os descolados e pode ser usado tanto no casamento quanto em outras ocasiões. Mas, há quem não curta…

Casal realiza um casamento-caridade na véspera do Ano Novo

Já pensou em casar enquanto realiza uma boa ação? Conheça o casal que optou por um casamento-caridade na noite de reveillón, para ajudar crianças e famílias famintas.

5 tradições de casamento estranhas no mundo

Conheça cinco das tradições de casamento mais diferentes mundo afora, que variam de banho de gosma a dieta de engorda.

Noiva com Atitude é noiva com calça

Cada vez mais, noivas se atrevem a usar novas tendências. Uma que está em alta é usar calças no lugar de um vestido ou saia.

Fique por dentro

Estilo