Praias paradisíacas para casar: tem tanta gente que sonha em se casar no Caribe, com aquele mar cristalino e areia branca, mas a real é que temos um pedaço do céu dentro de casa, a poucas horas de voo ou carro.
Aqui na Wedded somos suspeitos para falar, pois amamos a costa brasileira, o clima, a comida, a beleza natural e a hospitalidade das pessoas, de norte a sul. Muitos destinos são bastante isolados e acessíveis só por trilha a pé, ou em barco de pescadores. Por isso, é ideal para quem busca tranquilidade e uma profunda conexão com a Natureza quase intacta.
Selecionamos aqui algumas das mais lindas e paradisíacas praias para casar no Brasil, num clima bem intimista e sem grandes produções, seja num destination wedding ou elopement. Então, arrume as malas, e bora por o pé na areia!
praias paradisíacas para casar: Guarda do Embaú, Santa Catarina
Localizada no município de Palhoça, numa restinga onde desemboca o Rio da Madre, entre três áreas de proteção ambiental: o Parque Estaduao da Serra do Tabuleiro, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Entorno Costeiro, e a APA da Baleia Franca, todas elas tombadas pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em 2016, entrou para a prestigiada rede de Reservas Mundiais de Surf.
casamento na praia: Ubatuba, São Paulo
Localizada no litoral norte de São Paulo, Ubatuba é cercada pelo Parque Nacional da Serra do Mar, e tem muitas praias ainda consideradas selvagens, com acesso apenas por trilha a pé. O município é de fácil acesso de carro tanto para quem sai de São Paulo quanto do Rio de Janeiro, e é impossível não se fascinar pelas diversas cachoeiras naturais ao longo do caminho, ou pela belíssima paisagem que ligam as praias ao longo da estrada Rio-Santos, que passa no coração da Mata Atlântica ainda intacta, um manguezal, mata de restinga e ambiente costeiro.
Praias para Casar: Ilha Grande, Rio de Janeiro
Localizada ao sul do estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande é acessível via barca, fast boat ou escuna, que saem de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí. Lá, não é permitido entrar de carro ou moto. Portanto, só será possível circular a pé por trilhas entre uma praia e outra, ou por barcos de pescadores locais. No passado abrigou um famoso presídio, e hoje, é um dos destinos favoritos de turistas com espírito aventureiro. Uma das praias mais paradisíacas é a de Lopes Mendes, que, devido exatamente ao seu difícil acesso, costuma ser tranquila e um oásis em qualquer época do ano.
casamento na praia: Ilha primeira e da Gigoia, Rio de Janeiro
Localizada próximo à Barra da Tijuca e acessível por diversos pontos na cidade do Rio de Janeiro e Niterói, a Ilha Primeira é essencialmente uma zona residencial reclusa e bucólica, onde os moradores circulam a pé ou barca de um lugar ao outro. O local é perfeito para quem quer se casar num ambiente mais isolado e rústico, mas ainda assim de fácil acesso. Muitas noivas optam por chegar de barco na cerimônia, e há já uma estrutura preparada para acolher casais e convidados tanto na Ilha Primeira ou em sua vizinha, Ilha da Gigoia. Tudo num clima bem intimista e sem excessos.
Praias Paradisíacas para Casar: Trancoso, Bahia
O local é famoso por hospedar super casamentos e grandes produções, mas o encanto maior é que tudo acontece num clima de vila de pescadores e em harmonia com uma Natureza de tirar o fôlego. O Quadrado é um Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco, e a Igreja de São João Batista, mais conhecida como a Igrejinha do Quadrado, é perfeita para cerimônias rústicas. A comunidade de Trancoso é muito acolhedora e unida, então, não se surpreenda se alguns locais participarem da cerimônia, ou se lá fora começar uma roda de capoeira quando estiver saindo da igreja. A magia de Trancoso é exatamente essa, a espontaneidade e simplicidade que nos faz sorrir e querer voltar sempre.
casamento na praia: São Miguel dos Milagres, Alagoas
Apesar de nos últimos anos ter se tornado um destino da moda, as praias de São Miguel dos Milagres costumam ser tranquilas e desertas na baixa temporada. A Praia do Patacho e a Praia do Marceneiro são consideradas uma das mais bonitas do Brasil, sendo que a segunda tem a Capela dos Milagres em suas proximidades, onde cerimônias ocorrem muito próximas ao mar. São populares para casamentos devido à semelhança com as praias do Caribe, com águas cristalinas e areia branca.
Praias Paradisíacas para Casar: Maracajaú, Rio Grande do Norte
Aqui, você pode optar por casar-se em solo, ou dentro d’água. Maracajaú fica a aproximadamente 7km da costa, e é um paraíso entre mergulhadores e praticantes de snorkeling. Então, por que não inovar e deixar o seu espírito aventureiro fluir na hora de dizer o sim? Além disso, a região fica a apenas 42Km de Genipabu, outro destino encantador e que poderá servir como base para o casal e convidados.
casamento na praia: Coroa do Avião, Pernambuco
A Coroa do Avião é paraíso localizado na Ilha de Itamaracá, há cerca de 35Km de Recife. É acessível por barco ou jangadas que saem da Praia do Forte Orange, numa travessia de no máximo 20 minutos. Pode-se contornar toda a ilha a pé em menos de uma hora, e é ideal se você sonha em casar com menos de 10 pessoas ao seu redor. Conta com uma pequena infraestrutura de bares e restaurantes, mas no geral é muito tranquila e perfeita para desconectar do mundo debaixo de um coqueiro, só vendo a vida passar.
Praias Paradisíacas para Casar: Alter do Chão, Santarém, Pará
Está localizada nas margens do Rio Tapajós, e foi considerada pelo jornal britânico The Guardian a praia de água doce mais linda do mundo, o “Caribe Amazonense”, apesar de estar longe do mar. Ideal para quem procura tranquilidade após uma imersão pela Floresta Amazônica, mas fique atento para evitar o período de cheia do rio, que ocorre entre março e julho. E não se surpreenda se botos aparecerem para saudar os recém-casados.
***
Créditos
Fotos (em ordem de aparição): Revista Viagem e Turismo, Cerimonialista em Floripa, Revista Viagem e Turismo, Site Juntos a Bordo, Kekanto, Hotel Room Search, Produtora Tamo Junto, Booking.com, Rafael Medeiros/ Diário de Pernambuco, Flickr.