Dicas para planejar um casamento sem estresse

Feb 28, 2019 | Casamentos com Atitude, Comportamento

como planejar um casamento sem estresse?

Por Luiza Silva Murakami, a noiva

O nosso casamento [com o noivo Rodrigo de Souza Ribeiro] será somente em junho de 2020, num buffet em São Paulo. Nossa ideia era casar em 2018 ou 2019, mas quando soubemos do bebê resolvemos marcar para 2020 pois, até lá, ele já terá dois anos e poderá participar um pouco mais. No final, acabamos conseguindo uma data super legal nessa mudança, e casaremos no dia dos namorados 🙂

Parte da minha família é japonesa; por isso, eu acabo me interessando bastante por uma parte dessa cultura, principalmente os valores relacionados à família, educação e respeito. A família do Rô tem uma tradição nas artes marciais; ele conhece bastante da cultura japonesa através do Aikido, e os valores inerentes a essa arte.

Num momento tão importante e que simboliza o começo de uma nova família, vai ser legal ter esses valores todos resgatados na nossa celebração! Estamos sonhando com um casamento com muitas flores de cerejeira, lanternas japonesas e afins!

planejar um casamento sem estresse: converse com muitos fornecedores

Nós gostamos de planejamento para tudo, desde a programação do final de semana, até os nossos grandes projetos de vida – e o nosso casamento é um deles! O planejamento começou desde a decisão de nos casarmos, e fizemos uma grande planilha com tudo que iríamos contemplar e algumas estimativas de custo.

O buffet nos passou uma lista de fornecedores indicados por eles, e entramos em contato com quase todos. Encontramos valores extremamente diferentes entre si mas com entregas bem parecidas. Muitos também oferecem opções engessadas, o que não nos convenceu. Como tempos tempo, vamos seguir com esse processo de pesquisa aos poucos.

Para nós, ganha pontos o fornecedor que se interessa pelo nosso casamento, mesmo sendo apenas em 2020; está disposto a apresentar a empresa e conversar sobre todas as possibilidades da entrega; e consegue chegar num valor legal, é claro!

as expectativas

Vai ser um dia muito especial para nós dois, mas também queremos que seja um dia memorável e agradável para todos os nossos convidados. É um dia para estar em família, e celebrar o nosso amor! Fazemos questão de deixar tudo bem redondo para que, no dia, possamos confiar que sairá como sonhamos, sem tanta preocupação. Não temos uma assessora nos ajudando, então, precisamos de fornecedores que nos passem essa confiança, para que a gente possa se preocupar apenas em curtir o nosso dia!

desafios e dificuldades de planejar um casamento sem estresse

Um dos problemas que encontramos é na verdade algo que achávamos ser uma vantagem: a data do casamento. Pensávamos que ter mais tempo para planejar seria mais fácil, mas alguns fornecedores não nos dão atenção devido a data, e outros nem tem condições de nos passar os valores ainda. Outro ponto é que, depois que conhecemos alguns orçamentos um pouco “tabelados”, fomos atrás de fornecedores que nos oferecessem algo fora do padrão, e isso é algo difícil de encontrar. Quando encontramos, os preços já sobem exponencialmente – e o atendimento até agora não foi muito bacana, então, não fomos convencidos a prosseguir com nenhum deles.

o que é importante ter em mente

Um primeiro ponto que acho super importante é ter a calma e a paciência que todo esse processo vai exigir. Não adianta transformar o sonho em pesadelo por conta das questões mais práticas que vão surgir no meio do caminho. Isso inclui, por exemplo, entender que talvez você precise entrar em contato e orçar com mais fornecedores do que imaginava, negociar mais do que esperava. Por mais que a gente se planeje, existe sempre o risco de gastar um pouco mais do que gostaríamos. Ainda estamos no começo desse processo, mas eu realmente acredito que se organizarmos direitinho e com cuidado, nosso sonho vai ser possível!

motivação em preparar um casamento sem estresse

Nós somos publicitários e, por isso, às vezes a nossa vida entra num ritmo um pouco maluco, o tempo passa, a vida passa, e nós mal percebemos. Por isso, nos últimos anos, temos tentado dar um pouco mais de valor para as nossas conquistas e vitórias. Achamos que, às vezes, é importante parar para ver quanta coisa linda estamos vivendo, apesar da correria do dia-a-dia. Para nós será importante ter esse dia, que vai ser um presente, para parar e celebrar o nosso amor e todos os frutos dele!

casar com atitude

Casar com atitude, para nós, é poder ter um dia especial, que seja a tradução das coisas que nos fazem felizes, e transmitir pelo menos um pouco desse nosso jeito de ver a vida para os nossos amigos e familiares. É um momento muito importante para nós, e é por isso que tem que ser do nosso jeito!

Para planejar um casamento sem estresse, vale seguir os processos da Luiza Murakami:

1. Planeje com antecedência: coloque tudo no papel, inclusive quanto quer gastar por fornecedor. É muito fácil empolgar-se e perder o controle das finanças;

2. Pesquise: não se renda ao primeiro fornecedor que encontrar; visite quantos puder, converse com outros casais passando pelo mesmo;

3. Negocie com fornecedores e, se algum não demonstrar bom atendimento ao cliente, não insista em prosseguir. Se o pré venda já deixa a desejar, imagine o resto;

4. Não se renda a modelos engessados que não lhes representem, por achar que são as únicas opções. O bom fornecedor é aquele que sabe ouvir – e sempre procura atender – o que o cliente deseja;

5. Faça a festa do seu jeito, mas lembre-se de honrar a família e amigos e pensar no que também os agradará. Afinal, a energia recebida será o melhor presente que podem receber 😉

***

Quer compartilhar a sua experiência em planejar um casamento sem estresse? Envie para nós as suas dicas, vamos adorar ler a sua história!

para curtir mais

Vestido de casamento branco: uma rebeldia da Rainha Vitória

Num mês agitado para a realeza britânica, aproveitamos o gancho para te contar que, lá no passado, uma Rainha foi rebelde e fez um casamento original!

SIM, nós queremos kimono (como vestido de casamento)

O Japão é um país onde tradição e inovação caminham juntas. Há algumas confecções de kimono que estão revolucionando o mercado de casamento e enchendo os olhos de muitas noivas no Japão e mundo afora.

Doação: casamentos com atitudes que transformam vidas

Desperdício é uma palavra que deve ser abolida do nosso vocabulário e estilo de vida de uma vez por todas. Quando falamos de casamento, não é diferente. Doação do que não foi utilizado é uma atitude que só faz bem.

Casamentos autênticos e não tradicionais

Atualmente, muitos casais têm optado por casamentos autênticos e não tradicionais, cheios de originalidade e, principalmente, que respeitem e reflitam o seu estilo.

Sim, eu aceito… casar comigo mesma: a sologamia em questão

A sologamia (do inglês sologamy) está em alta, principalmente na América do Norte e alguns países europeus. Mas, o que exatamente é isso?

Desmistificando o estresse de organizar um casamento

Vocês decidem casar-se, e o estresse de organizar um casamento é inevitável. Todo mundo que já passou, ou está passando por isso, sabe que é assim mesmo.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo na Austrália

Casais australianos aguardavam ansiosos para poder dizer “sim” desde que a lei foi aprovada, em dezembro 2017; veja as primeiras uniões de 9 janeiro 2018.

Bianca Caravelos e Rodrigo Gavião: Brasilidade e Muita Cor

Bianca Caravelos e Rodrigo Gavião: “Eu acordei um dia e falei: amor, bora dar uma festa de casamento? E ele: ‘bora’”. E nessa vibe alto astral tudo começou.

Casamento nas alturas: adrenalina a 122 metros do solo

Casamento nas alturas: casal desafia a gravidade e faz a cerimônia suspensos no ar de um deserto americano. Fotógrafos e amigos entraram na aventura.

Casal troca festa de casamento por ações sociais na Tanzânia

Com mais seis convidados, um casal californiano fez uma viagem incrível pelo universo do amor recíproco e ao próximo em comunidades na Tanzânia.

Grazie Schmitt e Paulo Leal: um amor atemporal e com atitude

A história dos gaúchos Grazie Schmitt e Paulo Leal é uma dessas que provam que o amor real é atemporal. Saiba mais sobre esse casal sensacional.

15 tatuagens de casamento que refletem os votos dos noivos

As tatuagens de casamento vêm se tornando cada vez mais comuns entre os casais descolados, no melhor estilo “tattoo is the new cool”. Inspire-se para criar a sua.

Casamento DIY com Atitude e criatividade para casar do seu jeito

Casamentos DIY da família e amigos da Luciana Sá e Bernardo Valentim: inspire-se nesse casamento intimista, cheio de ideias criativas e originais.

Fique por dentro

Estilo