Dicas para planejar um casamento sem estresse

como planejar um casamento sem estresse?
Por Luiza Silva Murakami, a noiva
O nosso casamento [com o noivo Rodrigo de Souza Ribeiro] será somente em junho de 2020, num buffet em São Paulo. Nossa ideia era casar em 2018 ou 2019, mas quando soubemos do bebê resolvemos marcar para 2020 pois, até lá, ele já terá dois anos e poderá participar um pouco mais. No final, acabamos conseguindo uma data super legal nessa mudança, e casaremos no dia dos namorados 🙂
Parte da minha família é japonesa; por isso, eu acabo me interessando bastante por uma parte dessa cultura, principalmente os valores relacionados à família, educação e respeito. A família do Rô tem uma tradição nas artes marciais; ele conhece bastante da cultura japonesa através do Aikido, e os valores inerentes a essa arte.
Num momento tão importante e que simboliza o começo de uma nova família, vai ser legal ter esses valores todos resgatados na nossa celebração! Estamos sonhando com um casamento com muitas flores de cerejeira, lanternas japonesas e afins!

planejar um casamento sem estresse: converse com muitos fornecedores
Nós gostamos de planejamento para tudo, desde a programação do final de semana, até os nossos grandes projetos de vida – e o nosso casamento é um deles! O planejamento começou desde a decisão de nos casarmos, e fizemos uma grande planilha com tudo que iríamos contemplar e algumas estimativas de custo.
O buffet nos passou uma lista de fornecedores indicados por eles, e entramos em contato com quase todos. Encontramos valores extremamente diferentes entre si mas com entregas bem parecidas. Muitos também oferecem opções engessadas, o que não nos convenceu. Como tempos tempo, vamos seguir com esse processo de pesquisa aos poucos.
Para nós, ganha pontos o fornecedor que se interessa pelo nosso casamento, mesmo sendo apenas em 2020; está disposto a apresentar a empresa e conversar sobre todas as possibilidades da entrega; e consegue chegar num valor legal, é claro!

as expectativas
Vai ser um dia muito especial para nós dois, mas também queremos que seja um dia memorável e agradável para todos os nossos convidados. É um dia para estar em família, e celebrar o nosso amor! Fazemos questão de deixar tudo bem redondo para que, no dia, possamos confiar que sairá como sonhamos, sem tanta preocupação. Não temos uma assessora nos ajudando, então, precisamos de fornecedores que nos passem essa confiança, para que a gente possa se preocupar apenas em curtir o nosso dia!
desafios e dificuldades de planejar um casamento sem estresse
Um dos problemas que encontramos é na verdade algo que achávamos ser uma vantagem: a data do casamento. Pensávamos que ter mais tempo para planejar seria mais fácil, mas alguns fornecedores não nos dão atenção devido a data, e outros nem tem condições de nos passar os valores ainda. Outro ponto é que, depois que conhecemos alguns orçamentos um pouco “tabelados”, fomos atrás de fornecedores que nos oferecessem algo fora do padrão, e isso é algo difícil de encontrar. Quando encontramos, os preços já sobem exponencialmente – e o atendimento até agora não foi muito bacana, então, não fomos convencidos a prosseguir com nenhum deles.
o que é importante ter em mente
Um primeiro ponto que acho super importante é ter a calma e a paciência que todo esse processo vai exigir. Não adianta transformar o sonho em pesadelo por conta das questões mais práticas que vão surgir no meio do caminho. Isso inclui, por exemplo, entender que talvez você precise entrar em contato e orçar com mais fornecedores do que imaginava, negociar mais do que esperava. Por mais que a gente se planeje, existe sempre o risco de gastar um pouco mais do que gostaríamos. Ainda estamos no começo desse processo, mas eu realmente acredito que se organizarmos direitinho e com cuidado, nosso sonho vai ser possível!

motivação em preparar um casamento sem estresse
Nós somos publicitários e, por isso, às vezes a nossa vida entra num ritmo um pouco maluco, o tempo passa, a vida passa, e nós mal percebemos. Por isso, nos últimos anos, temos tentado dar um pouco mais de valor para as nossas conquistas e vitórias. Achamos que, às vezes, é importante parar para ver quanta coisa linda estamos vivendo, apesar da correria do dia-a-dia. Para nós será importante ter esse dia, que vai ser um presente, para parar e celebrar o nosso amor e todos os frutos dele!
casar com atitude
Casar com atitude, para nós, é poder ter um dia especial, que seja a tradução das coisas que nos fazem felizes, e transmitir pelo menos um pouco desse nosso jeito de ver a vida para os nossos amigos e familiares. É um momento muito importante para nós, e é por isso que tem que ser do nosso jeito!
Para planejar um casamento sem estresse, vale seguir os processos da Luiza Murakami:
1. Planeje com antecedência: coloque tudo no papel, inclusive quanto quer gastar por fornecedor. É muito fácil empolgar-se e perder o controle das finanças;
2. Pesquise: não se renda ao primeiro fornecedor que encontrar; visite quantos puder, converse com outros casais passando pelo mesmo;
3. Negocie com fornecedores e, se algum não demonstrar bom atendimento ao cliente, não insista em prosseguir. Se o pré venda já deixa a desejar, imagine o resto;
4. Não se renda a modelos engessados que não lhes representem, por achar que são as únicas opções. O bom fornecedor é aquele que sabe ouvir – e sempre procura atender – o que o cliente deseja;
5. Faça a festa do seu jeito, mas lembre-se de honrar a família e amigos e pensar no que também os agradará. Afinal, a energia recebida será o melhor presente que podem receber 😉
***
Quer compartilhar a sua experiência em planejar um casamento sem estresse? Envie para nós as suas dicas, vamos adorar ler a sua história!