Entrevista Thaisa Kerber: Vestidos de Noiva com Atitude

Feb 8, 2018 | Entrevista, POR DENTRO, Thaisa Kerber Entrevista

entrevista: Thaisa Kerber conversa com wedded

A primeira vez que conhecemos a Thaisa foi em seu atelier, um charmoso sobradinho no nosso bairro de coração na zona oeste de São Paulo, Perdizes.

O espaço é bem aconchegante e descolado, e logo a gente se sente à vontade para falar de trabalho, da vida, de viagens, Londres, São Paulo, Brasília… e moda. Seus vestidos são lindos, cheios de leveza e delicadeza em trabalhos feitos sob medida, para contar a história de cada noiva.

Ela contou-nos um pouco mais sobre a sua trajetória, desde o jornalismo até a descoberta da moda e o seu estilo próprio, que hoje forma a identidade de sua marca.

ENTREVISTA Thaisa Kerber: quase jornalista, definitivamente estilista

Wedded: Você tinha comentado que fazia jornalismo, mas acabou se deparando com moda em Londres… como foi essa transição?

Thaisa Kerber: Eu era estudante de jornalismo em Brasília, e fui passar uns meses em Londres para aperfeiçoar o meu inglês para a profissão. Chegando lá, encontrei a moda e fiz alguns cursos de curta duração na Central Saint Martins [renomada escola de moda inglesa, que já formou nomes como Alexander McQueen e Stella McCartney], para ver se essa era a minha praia. Acabei me apaixonando, e decidi voltar para o Brasil e focar nessa área.

Wedded: E você veio para São Paulo ou voltou para a sua terra natal, Brasília?

Thaisa: O rumo que decidi tomar na moda aconteceu todo em São Paulo. Me formei em Moda em 2015, e trabalhei por alguns anos num atelier de alta costura de noivas e festas. Essa experiência foi ótima para desenvolver a minha visão lúdica, e também despertar um interesse pela moda sob medida, para dar sentido à criação.

Em contraponto, vi também um lado meio obscuro da indústria, e então eu tinha duas escolhas: continuar nessa trilha ou abrir o meu próprio atelier, para poder ter mais liberdade para trabalhar com a moda sob medida e criar de acordo com a história de cada noiva. Então, parti para um voo solo em janeiro de 2016.

histórias de vida transformadas em vestidos de noiva originais

Desde que abriu o seu atelier, Thaisa tem visto a demanda por vestidos customizados crescer. Trabalhando em todos os detalhes do desenvolvimento da peça, ela traduz em suas criações a história de cada pessoa, de cada noiva. A beleza está em cada detalhe de um vestido, seja ele para festa ou para noivas. Nada é colocado por acaso, tudo é feito pensando na noiva ou madrinha que vestirá aquela peça, num momento especial da vida delas.

A noiva que quer uma peça mais original, autêntica, não é aquela que se casa para realizar um sonho, mas sim para celebrar um ritual, um momento da vida dela.

Wedded: Como é o processo criativo de uma peça?

Thaisa: O que eu mais gosto no meu trabalho é ouvir a história de cada uma das noivas que passam por aqui. A partir daí, pesquiso referências que tenham a ver com todo o contexto, e em uma semana, entrego o primeiro esboço da peça. Uma vez aprovado, a gente começa a produção.

Minha inspiração número um é a pessoa, sempre. Entender o que a encanta e a move é o que torna cada vestido único. A noiva que quer uma peça mais original, autêntica, não é aquela que se casa para realizar um sonho, mas sim para celebrar um ritual, um momento da vida dela.

referências, estilo e afins

Wedded: Tem algum estilista, ou algum elemento que te influencie muito no seu trabalho?

Thaisa: No geral, não tenho um nome ou outro específico que uso como referência, porque a minha referência principal é a história do casal e da noiva, e eu mergulho a fundo nisso durante o processo de criação. Mas posso dizer que adoro os trabalhos do Zuhair Murad, Berta Bridal, Emanuelle Junqueira e Giselle Nasser. Sem falar do bom e velho Pinterest! [risos]

Weedded: E como você define o seu estilo, em três palavras?

Thaisa: Posso definir o meu estilo como fluidez, leveza e lúdico, nada rígido. Sempre com muito amor e respeito à noiva.

Wedded: Por fim, ter atitude é…

Thaisa: Respeitar quem você é, acima de tudo.

***

Fotos da noiva: Arquivo pessoal
Fotos do ensaio: Dayane Ankosqui

Um detalhe: a Thaisa casou-se em 2017 vestindo uma criação própria – são as fotos que você vê no início da matéria. Se você curtiu essa matéria e ficou curiosa para ver outros vestidos de noiva originais da Thaisa, visite o seu perfil no link abaixo.

para curtir mais

Revival anos 90 e casamentos grunge: agora é para valer

Para alegria geral dos trintões – e alguns quarentões, o mundo está passando por um revival dos anos 90, que chegou até aos casamentos grunge hoje em dia.

Casamentos na Ásia: Volta ao mundo em 35 casamentos – Parte 1/3

Para a nossa sorte, vivemos num mundo imenso e cheio de diversidade, onde cada país e povo tem, em sua própria tradição de casamento, uma riqueza que é de encher os olhos.

Vestido de casamento branco: uma rebeldia da Rainha Vitória

Num mês agitado para a realeza britânica, aproveitamos o gancho para te contar que, lá no passado, uma Rainha foi rebelde e fez um casamento original!

SIM, nós queremos kimono (como vestido de casamento)

O Japão é um país onde tradição e inovação caminham juntas. Há algumas confecções de kimono que estão revolucionando o mercado de casamento e enchendo os olhos de muitas noivas no Japão e mundo afora.

Thaisa Kerber

Com um estilo natural e cheio de leveza, a principal missão de Thaisa Kerber é traduzir a personalidade e essência individual em vestidos de noivas.

4 ideias para um vestido de casamento autêntico e original

Alguns casais ousam. Selecionamos algumas ideias para você se inspirar na hora de fazer um pedido de casamento original, ou sonhar. Nota: imagens fortes, só abra se souber gerenciar expectativas.

Casamentos na África: Volta ao mundo em 35 casamentos – Parte 2/3

Casamentos na África: volta ao Mundo em 35 Casamentos, porque a diversidade é incrível, e devemos valorizar essa vasta riqueza cultural.

Casamentos na Europa: Volta ao mundo em 35 casamentos – Parte 3/3

Casamentos na Europa: ao contrário do que muitos pensam, casamentos na Europa não são todos brancos, mas sim, cheios de cor e vida! Saiba mais.

Entrevista Thaisa Kerber: Vestidos de Noiva com Atitude

Batemos um papo com a estilista Thaisa Kerber, que conta aqui a sua trajetória desde o jornalismo até chegar no mundo da moda, onde veste Noivas com Atitude.

15 tatuagens de casamento que refletem os votos dos noivos

As tatuagens de casamento vêm se tornando cada vez mais comuns entre os casais descolados, no melhor estilo “tattoo is the new cool”. Inspire-se para criar a sua.

Dolce & Gabbana e Smeg numa explosão de cores na cozinha

Dolce & Gabbana fez uma colaboração para lá de incrível com a Smeg, fabricante italiana de utensílios e eletrodomésticos de luxo, e criou itens incríveis para a cozinha.

Casamento DIY com Atitude e criatividade para casar do seu jeito

Casamentos DIY da família e amigos da Luciana Sá e Bernardo Valentim: inspire-se nesse casamento intimista, cheio de ideias criativas e originais.

Chapelaria com Atitude: tradição e ousadia

Conheça as criações de Virna Pasquinelli, designer de chapelaria com muita inspiração do teatro, multiculturalidade e moda das ruas de Londres.

Corte de cabelo da noiva DURANTE a festa: você toparia?

A moda em alguns casamentos nos EUA no momento é casar e, depois da cerimônia, entrar com um corte de cabelo da noiva totalmente diferente.

Buquê de barba é a nova tendência de casamento que ninguém pediu

O buquê de barba é uma tendência entre os descolados e pode ser usado tanto no casamento quanto em outras ocasiões. Mas, há quem não curta…

Noiva com Atitude é noiva com calça

Cada vez mais, noivas se atrevem a usar novas tendências. Uma que está em alta é usar calças no lugar de um vestido ou saia.

Fique por dentro

Estilo