Como fazer um casamento sustentável?

O mundo está mudando, as pessoas estão mudando. Certos hábitos que eram normais na geração dos nossos pais já não são mais tão válidos atualmente, simplesmente porque há cada vez mais consciência de que conceitos como desperdício e padronização não cabem mais no espaço que ocupamos neste planeta.
Então, por que não adotar também essa filosofia e realizar um casamento consciente, cheio de elementos naturais e fazer o bem ao próximo? Listamos aqui algumas ideias para te ajudar a planejar um grande dia para vocês e todos ao seu redor.
casamentos sustentáveis: o local
O Brasil tem a natureza em abundância, então, por que não se beneficiar desses fatores e escolher um casamento de dia, lançando mão da beleza de espaços ao ar livre como uma chácara, praia ou jardim da casa de um amigo ou familiar? A própria natureza em si já é o principal elemento decorativo, a dica é complementar com itens que não interfiram com essa beleza natural.
Além disso, estar envolto à natureza traz paz de espírito às pessoas – os japoneses, por exemplo, adotam o shinrin-yoku, um “banho de floresta” como terapia natural que inclui benefícios como reduzir os níveis de estresse, aumentar o sistema imunológico e o bom humor, entre outros. Nada mal para celebrar um momento tão especial na vida do casal junto às pessoas mais queridas. Casamentos de dia evocam a alegria, e a luz natural – principalmente num dia de sol – aumenta ainda mais a energia trocada entre noivos e convidados.
casamentos sustentáveis: o vestido
O mundo da moda está aos poucos, mas cada vez mais, incorporando a ética e sustentabilidade em suas agendas. Claro que quando se trata de casamentos, existem inúmeras opções de vestidos produzidos a baixo custo e vendidos online com a promessa de pronta entrega na porta de sua casa.
Mas, para as noivas que querem fazer a diferença, a opção é focar em vestidos de casamento sustentáveis. O que isso quer dizer? São geralmente peças fabricadas no próprio ateliê, com mão de obra justa e feitas com tecidos e materiais naturais sempre que possível, priorizando o comércio justo e evitando desperdícios em toda a cadeia de produção.
casamentos sustentáveis: comes e bebes
Há um crescente movimento mundial em busca de um estilo de vida mais sustentável, que começou há alguns anos e está cada vez mais se tornando parte do dia-a-dia das pessoas de todas as idades. Há até raves que acontecem de dia, livres de álcool e carregadas de energia positiva, vitaminas de fruta e muita ioga. Então, por que não levar o espírito desse movimento para a sua festa de casamento sustentável?
Você pode escolher um almoço leve, cheio de comidas naturais e saudáveis, e sucos de fruta natural para acompanhar. Ou até mesmo um brunch, que costuma ser mais econômico, mas nem por isso perde na qualidade. Opções vegetarianas e veganas, orgânicas e de cultivo e produção local são ótimas para compor a mesa de forma consciente.
casamentos sustentáveis: as flores
Uma filosofia que acreditamos e valorizamos em festas de casamento e quaisquer outras ocasiões da vida: menos é mais. Não temos nada contra decorações glamorosas, mas já parou para pensar que depois da festa, todas aquelas flores não terão utilidade? Uma decoração alegre e minimalista muitas vezes acaba tendo mais impacto do que as pomposas, simplesmente por estarem mais próximas à realidade do dia-a-dia que vivemos.
A elegância está em saber fazer escolhas que vão de acordo com os seus valores como pessoa, e que não agridam a natureza. Uma ótima opção para decorar e usar na saída da cerimônia são pétalas de flores desidratadas e biodegradáveis, que já são bastante difusas no exterior e esperamos ver no Brasil em breve.
casamentos sustentáveis: as lembranças e presentes
Já pensou em valorizar o artesanato brasileiro e presentear os pais, padrinhos e convidados com itens produzidos por artesãos ou artistas regionais, como cerâmicas do Pará, rendas do Nordeste e peças decorativas inspiradas na literatura de cordel?
Você pode escolher itens para decorar a casa, como um mini difusor de ambiente em cerâmica, ou uma cesta de palha toda colorida naturalmente e feita por indígenas do Amazonas… a lista é imensa. Basta deixar a sua criatividade fluir, e sentir aquela energia boa que vem quando fazemos o bem ao próximo.
casamentos sustentáveis: o que fazer depois da festa?
Não pense que a festa acaba quando os convidados vão embora e as luzes se apagam. Existe muita coisa boa que dá para fazer mesmo depois do seu casamento sustentável, e que vão fazer o bem a si e ao próximo:
- Doe todas as flores usadas na decoração a instituições que distribuem mini arranjos reciclados para que elas alegrem a vida de idosos e moradores de comunidades;
- Contate organizações locais que possam coletar as sobras de comida e bebida da festa, para serem distribuídas a quem precisa;
- Use as flores do seu buquê para imprimir as suas memórias afetivas em peças de vestimenta para guardar consigo para o resto da vida.
***
créditos
Foto de capa: Wellington Fugisse
Chácara: Espaço Itiê
Decoração: Varanda Flores
Vestidos: Thaisa Kerber | Fotos: Dayane Ankosqui
Projeto Memoriando: Mattricaria
Rave diurna: Morning Gloryville
Doações: Flor Gentil e Flor Faz Bem
Artesanato: SEBRAE
***
Se você apoia este movimento, ou fez um casamento sustentável e quer vê-lo na seção “Casamento com Atitude” do nosso site, entre em contato conosco!