Casamento DIY com Atitude e criatividade para casar do seu jeito

Casamento DIY com Atitude: uma festa intimista
Existe um consenso velado, e até um mito, de que casamento bom e bonito é, necessariamente, caro. A verdade é que, quando um casal tem familiares e amigos criativos, um casamento fica tão especial – ou mais – quanto um envolvendo super produções. E, o melhor de tudo, é saber que cada detalhe foi carinhosamente pensado por todos os envolvidos.
Conversamos com a Luciana Sá, que casou em setembro do ano passado com o Bernardo Valentim em Brasília, terra natal de ambos. Eles abriram mão de vários protocolos, e fizeram absolutamente tudo do jeito deles ao adotar o casamento DIY. A cerimônia e festa foram na casa dos pais do noivo, o que deu maior liberdade para fazerem tudo como queriam e se sentir em casa, literalmente.
Wedded: Qual foi o estilo do seu casamento?
Luciana Sá: Optamos pelo rústico, sendo que a decoração foi feita por nós mesmos e pelos vários artesãos da família, além dos amigos. Os móveis eram todos rústicos, alguns da casa, outros alugados, e a festa foi feita no fim da tarde, com o por do sol e ao ar livre. Teve iluminação de corrente de luzinhas, o que deu um ar bem intimista a festa.
Wedded: E o por que escolheram um casamento DIY?
Luciana: Queríamos gastar pouco, nunca nos sentimos confortáveis em gastar muito no casamento. Sabíamos que tínhamos pessoas talentosas no nosso círculo, e queríamos um pedacinho de cada um no nosso dia. Tentamos envolver o máximo de pessoas próximas possível, e o resultado ficou incrível.
Wedded: Como foi o processo de preparo e seleção dos fornecedores?
Luciana Sá: Escolhemos os nossos amigos, pois tínhamos muitos que podiam ser nossos fornecedores. Eu tinha a melhor estilista de vestidos de noiva, a melhor designer de convites, a melhor boleira, a melhor confeiteira de bem casados, a melhor equipe de garços, as melhores DJs, a melhor salgadeira, as melhores doceiras. Meu amigo foi o celebrante perfeito. Os outros fornecedores foram por indicação, e as decisões foram baseadas em preços justos, capacidade de ajuste e feeling. Acabamos ficando amigos dos que ainda não eram. Todo mundo embarcou no “projeto” de coração, e o resultado superou nossas expectativas.
Wedded: E o Bernardo, te ajudou?
Luciana Sá: Em tudo! Dividimos todas as tarefas. Fizemos a decoração, lixamos e passamos verniz em caixotes e carretel de fio. Escolhemos as flores, o buffet, compramos as bebidas, decidimos as flores, escolhemos os decorativos da mesa, os móveis alugados, selecionamos as músicas. Ele só não participou das minhas decisões de vestido, cabelo e maquiagem, mas ainda palpitou na minha coroa [risos]. Nós dois só não participamos do roteiro da cerimônia, que foi surpresa.
Wedded: O que é importante que os casais tenham em mente quando preparam um casamento DIY autêntico?
Luciana Sá: Estar disposto a participar ativamente das decisões e, muitas vezes, das execuções. O noivo estava instalando o som quando os convidados começaram a chegar.
Wedded: Por fim, o que é casar com atitude?
Luciana Sá: É ter coragem de fazer do jeito do casal. É muito bom ouvir que foi tudo “a nossa cara”.
créditos (viva o casamento DIY!)
Casal: @lucianasa e @nadovalentim
Vestido de noiva: da amiga Thaísa Kerber.
Coroa de flores da noiva e buquê: Flô.
Roupas das daminhas: os pais compraram um body branco, a mãe do noivo fez os tutus de tule, e uma tia da noiva fez as coroas de flores.
Roupa dos pagens: os noivos só pediram calça bege e camisa branca, e deram o suspensório. As crianças ficaram livres para escolher os modelos que quisessem.
Topo do bolo: como os noivos estavam de mudança para Lisboa, Bruno, irmão do noivo, fez o desenho inspirado no casal e no país onde começariam uma nova vida.
Móveis e decoração: móveis e alguns itens de decoração alugados na Rose Bueno Móveis. Outros itens de decoraçao vieram das casas dos noivos e de pessoas queridas. Os carretéis foram arrumados (lixados e envernizados) pelos noivos.
Bem casado: feito por Ana Beatriz, prima da noiva, e embalados pelas tias da noiva.
Arranjos de flores: feitos por Manuela Leite, amiga dos noivos, nas garrafas guardadas e decoradas pela família e amigos.
Doces: mães dos noivos.
Salgados: Tiana, uma amiga da família.
Garçom e equipe: Márcio e Eliana (garçons da família desde que o noivo era criança).
Carro: do pai da noiva, desde que ela era criança. O pai levou a noiva dirigindo o carro.
Celebrante: Rafael Guimarães, amigo dos noivos.
Cerimonial: RP Luz cerimonial e eventos.
Convite: Thaís Lorenzini, amiga dos noivos.
Fotos: Rondeneli Borges.
DJs: Telma e Selma.
Bolo: Fernanda Stein, amiga querida dos noivos e confeiteira de mão cheia.
Iluminação: Slim som luz e imagem, amigo do noivo.
Decoração da mesa: Festa Perfeita.
***
Curtiu esse super Casamento com Atitude da Luciana Sá e Bernardo Valentim? Escreva para nós se quiser enviar o seu Casamento DIY, Ensaio ou Pedido de Casamento com Atitude. Vamos adorar contar a sua história!