Casal troca festa de casamento por ações sociais na Tanzânia

Feb 16, 2018 | Casamentos com Atitude, Fazer o bem, Inspiração, Notícia em destaque

CASAMENTO DIFERENTE: essa história é completamente diferente de tudo o que já vimos até agora. É um gesto de grandeza e amor ao próximo que nos inspira, e nos faz acreditar que a humanidade tem esperança.

Já falamos sobre instituições que coletam e redistribuem doações de toda a comida, bebidas e flores de um casamento, alegrando a vida de muita gente. Também tivemos recentemente a história da Karina Setani e do Renato Fernandes, que fizeram um ensaio pré casamento para promover a adoção de animais.

Desta vez, a história é de um casal que decidiu fazer um casamento diferente, que incluiu uma breve cerimônia e ajudar comunidades carentes na Tanzânia.

CASAMENTO DIFERENTE: fazer o bem faz um bem danado

Meylia e Neal deciridam abrir mão por completo de uma tradicional festa de casamento, para celebrar o amor espalhando amor. Substituíram o caos e gastos que geralmente acompanham uma cerimônia por um gesto que fizesse a diferença na vida de algumas pessoas.

Ao invés de escolher flores e buffet, o casal californiano decidiu levar os amigos mais íntimos e a família próxima para a Tanzânia, onde os pais de Meylia já mantém vários projetos de caridade em diversas organizações. O grupo, de meia dúzia de convidados, visitou orfanatos, escolas Masai e um centro para cadeirantes e deficientes auditivos, tudo com o objetivo de investir o que teriam gastado no casamento numa causa maior. Nos EUA, a média de gasto por cerimônia de casamento foi de US$35.329 em 2016; com esse valor, o casal conseguiu fazer muitas boas ações à comunidade local antes e depois da viagem.

Apesar de ter sido escolhido para capturar a fascinante viagem de 10 dias do casal, o fotógrafo B.A. Van Sise os conheceu só lá na Tanzânia, após voar de Nova Iorque para o país. Por sorte, ele está acostumado com viagens assim, pois fotografa para outras publicações e é o embaixador de viagem da Nikon/AFAR. “Sou um ser social, por isso, no fim, virei amigo do casal e dos convidados, o que foi incrível”.

casamento diferente: um aprazível desafio para o fotógrafo

Van Sise tinha o desafio de criar uma narrativa para o seu trabalho ao acompanhar o grupo nas diversas atividades, o que incluiu uma breve cerimônia de união do casal. Para ele, foi a oportunidade de combinar os seus conhecimentos como fotógrafo de viagem e de casamento.

“Na verdade, não foi um destination wedding, porque teve pouco elemento de casamento, e também não foi uma história de viagem (ninguém foi até lá para fazer turismo per se, não tinha um componente de turismo na história). Então, fotografei como duas histórias distintas. A primeira, esse gesto incrível que essas pessoas estavam fazendo: o aspecto humanitário de ir até lá, conhecer e ajudar pessoas, o lado positivo disso tudo, o que por si só já foi tanto. Mas também a ideia de que, no fim, tinha uma história de amor real acontecendo – o casal torrou a grana que usaria no seu casamento nesse imenso ato de amor. Eu queria extrair a beleza desses dois mundos, por isso tem zebras correndo perto de uma noiva linda por exemplo, nos divertirmos o tempo todo. Foi uma mistura fascinante. “

A narrativa de Van Sise é um mix de imagens espontâneas que detalham o espírito do trabalho humanitário que estava acontecendo ao seu redor, e ao mesmo tempo imortalizando a felicidade e brilho de um jovem casal apaixonado. Ele conseguiu capturar bela e naturalmente o amor profundo que o casal nutre um pelo outro. Uma de suas imagens favoritas é deles abraçados e as zebras casualmente espalhadas ao fundo, envoltos por uma tempestade de areia. Dramática e elegante, ela capta a junção desses dois mundos e traduz a essência emocional da viagem.

Para ele, foi um casamento que certamente não esquecerá tão breve. “Eu fotografo vários casamentos, conheço diversas pessoas incríveis, e adoro a pompa e alegria de tudo isso, mas tem algo de muito bom nessa ideia de usar o casamento como uma desculpa para fazer o bem a outras pessoas. As pessoas gastam tanto com um casamento, e muitas vezes a motivação principal é mostrar a riqueza para a sociedade; é muito legal quando alguém diz “bem, talvez isso possa ser utilizado de outra forma.”

FOTÓGRAFO VIAJOU PARA A TANZÂNIA A CONVITE DE UM CASAL, QUE ABRIU MÃO DA FESTA DE CASAMENTO PARA AJUDAR ORGANIZAÇÕES DE CARIDADE NO LESTE DA ÁFRICA.

MEYLIA E NEAL TIVERAM UMA BREVE CERIMÔNIA NA ÁFRICA E PASSARAM A MAIOR PARTE DO TEMPO VISITANDO ORFANATOS E ESCOLAS LOCAIS, ONDE OS CONVIDADOS VOLUNTARIARAM E FIZERAM DOAÇÕES.

A ESSÊNCIA DOS RECÉM CASADOS FOI BELAMENTE CAPTURADA PELO FOTÓGRAFO, APESAR DE NÃO TÊ-LOS CONHECIDO ANTES DA VIAGEM.

AS PESSOAS GASTAM TANTO COM CASAMENTOS, GERALMENTE COM O INTUITO DE MOSTRAR RIQUEZA;
É INCRÍVEL QUANDO ALGUÉM SIMPLESMENTE DIZ: BEM, TALVEZ ESSE VALOR POSSA SER USADO PARA UMA CAUSA MAIOR.

Baseado no texto original de My Modern MET.

Fotos: B.A. Van Sise

***

Curtiu essa incrível história da Meylia e do Neal? Se você apoia este movimento, ou quer ver o seu Ensaio ou Casamento com Atitude nessa seção, entre em contato conosco!!

para curtir mais

Doação: casamentos com atitudes que transformam vidas

Desperdício é uma palavra que deve ser abolida do nosso vocabulário e estilo de vida de uma vez por todas. Quando falamos de casamento, não é diferente. Doação do que não foi utilizado é uma atitude que só faz bem.

Karina Setani e Renato Fernandes: Ensaio Promove Adoção de Animais

Karina Setani e Renato Fernandes não queriam fotos posadas. Escolheram o Instituto Luisa Mell para o clique, e incentivar a adoção de animais.

Casal troca festa de casamento por ações sociais na Tanzânia

Com mais seis convidados, um casal californiano fez uma viagem incrível pelo universo do amor recíproco e ao próximo em comunidades na Tanzânia.

Como fazer um casamento sustentável?

Desperdício e padronização não cabem mais no espaço que ocupamos neste planeta. Saiba como realizar um casamento consciente.

9 Praias (Paradisíacas) Brasileiras para Casar

Se você sonha em casar na praia, saiba que no Brasil há lugares para quem busca tranquilidade e uma profunda conexão com a Natureza quase intacta.

9 Paraísos ecológicos para uma lua-de-mel sustentável no Brasil

Conheça os principais pontos ao longo da costa brasileira para você desconectar-se e mergulhar a fundo nessas praias sustentáveis, seja em solo ou num iate.

4 Flores da estação para casar na primavera

Conheça as 4 flores da estação para casar na primavera, uma ótima maneira de economizar na decoração do seu casamento e ser sustentável.

“Amor é amor”: retratos pela igualdade no casamento

Uma fotógrafa saiu em busca de casais homossexuais nos EUA para fotografar, contando cada uma das histórias. Começava aí um projeto para vencer o inconformismo.

Casal realiza um casamento-caridade na véspera do Ano Novo

Já pensou em casar enquanto realiza uma boa ação? Conheça o casal que optou por um casamento-caridade na noite de reveillón, para ajudar crianças e famílias famintas.

Fique por dentro

Estilo