Bianca Caravelos e Rodrigo Gavião: Brasilidade e Muita Cor

Jan 11, 2018 | Casamentos com Atitude, Thrall Photography

Bianca Caravelos e Rodrigo Gavião já moravam juntos, num pequeno apartamento no Rio de Janeiro, com um quintal onde costumam sempre dar festas.

A gente dá festa para Cosme Damião, festa para a Copa, festa de aniversário, festa junina, festa para tudo. Eu acordei um dia e falei: amor, bora dar uma festa de casamento? E ele: “bora”. 

Sempre me perguntam como foi o pedido de casamento, e eu digo: não teve! Mas acho que, tecnicamente, fui em quem fez o pedido, né? [risos].

E foi nessa vibe alto astral que a designer de joias e o músico e técnico de som começaram a planejar a festa de casamento, que aconteceu em 27 de agosto de 2017. Conversamos com a Bia por Skype, um bate-papo divertido e cheio de histórias interessantes.

Queria tudo muito colorido, é difícil descrever… paetê, estampas, frutas. Foi o meu estilo, meio zoado mesmo [risos]. Mas é uma zona organizada. Muitos objetos lá eram nossos, da nossa casa. Sempre sonhei em ter uma fazenda e casar nela, mas eu tenho uma casinha com quintal na praia [risos]. A gente queria um lugar onde pudéssemos transportar a energia das nossas festas para o casamento, para que as pessoas se sentissem à vontade, como se estivessem na nossa casa.

Bianca Caravelos: confiança nos fornecedores e muito DIY

O casamento foi no Galeria Jardim, em Guaratiba, RJ, local que o casal se apaixonou logo na primeira visita. O espaço externo ficou espetacular com a decoração toda personalizada da Bianca e Rodrigo, e a ajuda dos fornecedores de confiança que abraçaram a causa e fizeram uma festa com a cara dos noivos, principalmente a Ana Attab, florista, que assessorou tudo no Galeria Jardim.

As pessoas que não estavam lá no casamento, quando veem as fotos, falam “Cara, eu queria ter estado ali”! [risos].

Eu queria que o casamento fosse de dia, que tivesse estampas, lounges de chão, objetos bordados (que é o meu trabalho, acessórios feitos à mão), tecidos estampados e coloridos e quadros pessoais.

Algumas mesas foram decoradas com frutas – o que eu acho maravilhoso – e inclusive a filha de uma amiga comeu um mamão da decoração. Eu achei o máximo! As almofadas minha tia fez usando tecidos que garimpei. Colocamos esteiras, velas coloridas das lojas de artigos religiosos do Saara* e cadeiras antigas do mercado de pulgas que reformamos e ficaram fantásticas.

Levamos muita coisa nossa mesmo. Também compramos os copos, os canudos, alguns vasos, jarras e quadros. A gente providenciou tudo e tudo encaixou com o acervo do [Galeria] Jardim. O Rodrigo me ajudou muito, se envolveu, foi bem participativo. E quando ele não fazia parte, ficava até chateado de não ser consultado [risos].

sem regras, nem protocolos

Os profissionais envolvidos na organização os deixaram à vontade para incorporar todo o seu estilo, nada foi engessado.

Os convidados se sentiram muito à vontade. Servimos bebida antes da cerimônia e não tinha essa de pode isso, não pode aquilo.

A única coisa que pedi foi para as madrinhas, se pudessem, ir de roupa estampada. Muitas foram assim, outras foram de vestido liso colorido, e ficou lindo o altar todo colorido, do jeito que eu gosto, mas cada uma dentro do seu estilo.  

Dress code não tem razão para existir. Meu pai detesta gravata, então ele não usou. Não tem porquê ele usar uma coisa que não gosta. Minha mãe queria ir diva, então desenhei o vestido dela, comprei o tecido, desenvolvemos e ela foi diva. Minha sogra odeia salto alto e foi de rasteira. Teve gente de calça jeans, de tudo quanto é jeito, e foi maravilhoso.

FORNECEDORES = AMIGOS

A escolha dos fornecedores em que o casal confiasse foi fundamental para deixar a festa com a cara deles.

O visual da festa tem que ter a cara dos noivos, mas o que eu percebi quando comecei a pesquisar é que, na maioria das vezes, uma festa de casamento é feita para mostrar algo para a sociedade, e não para celebrar o amor.

Todos os fornecedores foram pessoas em quem confiamos, e todos viraram nossos amigos. No final a gente se jogou na piscina, e foi uma delícia. Eu queria que a nossa festa tivesse só amigos, e foi assim que aconteceu.

First look para quebrar o nervosismo

Escolhemos ter o first look [sessão de fotos antes da cerimônia] porque queríamos curtir ao máximo a festa, e não ficar tirando fotos. Foi a melhor coisa que fiz na vida. Não tanto pela questão do tempo, mas porque eu estava tão nervosa na hora que fui encontrar o Rodrigo, que se eu tivesse entrado daquele jeito no altar, não teria dado muito certo! [risos]

Na hora mesmo de entrar no altar eu estava muito mais à vontade, entrei sorrindo. O first look foi legal porque acabou sendo um momento só nosso ali, uma coisa mais íntima. Tem gente que acha que perde a magia [da entrada na cerimônia], mas é emocionante igual. Foi a decisão certa ter o first look, porque durante a festa é tanto calor humano e pessoas sempre muito perto de você, que fica difícil tirar fotos! [risos]

trilha sonora customizada

A trilha sonora – compilada e editada inteirinha pelo próprio casal – teve muita música brasileira e rock, refletindo a paixão por Beatles e a brasilidade que os move.

A pista teve muito Brasil (Gil, Milton, Caetano, Pepeu, etc.), samba, rock antchigo (hahaha) tipo Beatles, Led Zeppelin, Kiss, Oasis….R&B e Soul. 

Dica da Bianca caravelos para um casamento sem estresse

O que me assustou quando estava organizando tudo foi notar que as pessoas têm uma concepção muito engessada sobre a festa de casamento. Blogueiras me perguntavam “quem fez a decoração, quem fez isso, quem fez aquilo”. Fui eu que fiz muita coisa, e claro que pude contar com profissionais queridos também. Mas se a pessoa não pode pagar por uma maquiagem profissional, por exemplo, ela pode se maquiar ela mesma e ser tão feliz quanto [alguém que paga].

As pessoas se apegam a tantos detalhes e, no fim, será que essa flor fez tanta diferença ao invés da outra? Que essa louça fez tanta diferença assim na festa?

Minha dica final é: Perfeição não existe, alguma coisa vai dar errado. No nosso casamento, por acaso não deu, mas acredito que seja muito mais por causa do nosso olhar. A gente escolheu não se apegar aos detalhes nem procurar por defeitos, porque o mais importante de tudo é o amor que você recebe no dia.

***

* Nota: o Saara é uma galeria no centro do Rio cheia de quinquilharias interessantes.

FICHA TÉCNICA

Local da cerimônia e festa:  Galeria Jardim @galeriajardimrj
Decoração: Varanda Flores e Galeria Jardim
Cerimonial
: Rosí Medeiros (Galeria Jardim) @rosi_medeiros
Celebrante: Mariana Lopes (amiga do casal)
Fotos: Thrall Photography
Filme: This is not a wedding film
Vestido e sapatos da noiva:  Helô Rocha
Traje do noivo: Zara
Make e cabelo: Manu Barbara @manubarbara
Som e iluminação: BPM Áudio @bpm_audio
DJ: Leandro Mendes @djleandromendes
Buffet: Eliane Leal (Galeria Jardim)
Doces e chocolates: Ana Foster
Bem casado: Kel Gastronomia @kelgastronomia
Bolo: Confeitaria Camillos @confeitariacamillos
Topo de bolo: não teve
Open bar: Thiago Jamaica da Cachaçaria Magnífica
Buquê e flores: Varanda Flores@varandaflores
Lembrancinhas: Kel gastronomia
Convite: Juliana Colussi
Lua de Mel: Maringá/Maromba e Colômbia

Curtiu o casório da Bia e Rodrigo? Se também quiser ver o seu Casamento ou Ensaio com Atitude nessa seção, envie a sua história para nós!

para curtir mais

Bianca Caravelos e Rodrigo Gavião: Brasilidade e Muita Cor

Bianca Caravelos e Rodrigo Gavião: “Eu acordei um dia e falei: amor, bora dar uma festa de casamento? E ele: ‘bora’”. E nessa vibe alto astral tudo começou.

Casamento nas alturas: adrenalina a 122 metros do solo

Casamento nas alturas: casal desafia a gravidade e faz a cerimônia suspensos no ar de um deserto americano. Fotógrafos e amigos entraram na aventura.

Casal troca festa de casamento por ações sociais na Tanzânia

Com mais seis convidados, um casal californiano fez uma viagem incrível pelo universo do amor recíproco e ao próximo em comunidades na Tanzânia.

Grazie Schmitt e Paulo Leal: um amor atemporal e com atitude

A história dos gaúchos Grazie Schmitt e Paulo Leal é uma dessas que provam que o amor real é atemporal. Saiba mais sobre esse casal sensacional.

15 tatuagens de casamento que refletem os votos dos noivos

As tatuagens de casamento vêm se tornando cada vez mais comuns entre os casais descolados, no melhor estilo “tattoo is the new cool”. Inspire-se para criar a sua.

Casamento DIY com Atitude e criatividade para casar do seu jeito

Casamentos DIY da família e amigos da Luciana Sá e Bernardo Valentim: inspire-se nesse casamento intimista, cheio de ideias criativas e originais.

Casamento no Campo Boho e DIY na Serra da Cantareira

A Mari e Stefano são um casal companheiro, muito parceiro e ligado nas tradições familiares. Realizaram um casamento no campo diferente, boho e DIY em São Paulo.

Gramado realiza casamentos temáticos inspirados em Las Vegas

Você sonha com um casamento em Las Vegas mas anda meio sem tempo para isso? Agora você pode realizar esse desejo, basta dar um pulo até Gramado.

Casal apaixonado dá volta ao mundo tirando fotos de casamento

Conheça o casal apaixonado que tem o sensacional hobby incomum de viajar pelo mundo, fingindo que acabaram de se casar.

First look inusitado: pegadinha da noiva para quebrar a tensão

O noivo de Heidi estava muito nervoso para o grande dia. E foi então que a noiva bolou uma divertida pegadinha para acalmar os nervos do futuro marido.

A história de amor que levou médica brasileira com doença rara a suspender suicídio assistido

Um mês antes das ligações do ex-namorado, Letícia, portadora de uma rara doença crônica, havia decidido pela morte assistida na Suíça. Agora, está casada e feliz.

Ele disse sim! Mulheres contam como foi pedir o parceiro em casamento

Saiba como algumas Mulheres com Atitude quebraram o protocolo ao fazer um pedido de casamento não tradicional, e foram felizes do seu jeito.

Casal celebra casamento em jardim público com ajuda de vizinhos

Um casal celebrou o casamento em jardim público de seu prédio, um sonho que se formou na primeira vez que viram o sol se por sobre o espaço verde.

Casamento diferente: dicas de uma noiva para um casamento original ao ar livre

Quer um casamento diferente e não saber por onde começar? Veja essas dicas de uma noiva que organizou tudo em 4 meses, e arrasou.

Guia anti-modismo: tendências de casamento “over” de 2018

Conheça nesse guia anti-modismo as seis principais tendências de casamento over de 2018, para ter uma festa realmente original.

Casamento celta: a cerimônia celta ao ar livre de Talita e Sidnei

Conheça Tat e Sid, que tiveram um casamento celta ao ar livre e com a cara deles, cheio de DIY e muita atitude que encantou os convidados.

O mini wedding urbano de Amanda e Lucas Gutierrez

Eles não queriam festa grande. Queriam algo especial e optaram por um mini wedding urbano e moderno, com Chico Buarque cantando em francês.

Casamento Boho Chic em Fortaleza

Conheça o casamento boho chic em Fortaleza da Nádia Dantas e Victor Campos, que quebraram regras para fazer acontecer do jeito deles.

Dicas para planejar um casamento sem estresse

Com muito planejamento e organização, é possível ter mais tranquilidade para garantir que a cerimônia saia como sempre sonhou.

Casal realiza um casamento-caridade na véspera do Ano Novo

Já pensou em casar enquanto realiza uma boa ação? Conheça o casal que optou por um casamento-caridade na noite de reveillón, para ajudar crianças e famílias famintas.

Pedido de casamento diferente surpreende noiva e passageiros

Para realizar um sonho da namorada, um jovem preparou-se meses antes e contou com a ajuda da tripulação e passageiros de um voo.

Noiva com Atitude é noiva com calça

Cada vez mais, noivas se atrevem a usar novas tendências. Uma que está em alta é usar calças no lugar de um vestido ou saia.

Fique por dentro

Estilo